AS PAISAGENS FUTEBOLÍSTICAS E O CONSUMO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Flávio Lopes Holgado
  • Ivaine Maria Tonini

Palavras-chave:

ensino de geografia, paisagem, consumismo, proposta pedagógica

Resumo

Este trabalho traz a temática sobre paisagem futebolística para discutir as influências que as pessoas recebem para impulsionar o consumismo. O futebol produz paisagens em vários locais, entre eles, a escola. Nela percebe-se a circulação de diversos objetos e comportamentos que destacam a importância deste esporte para os alunos, desde para desenvolver uma performance esportiva/estética até posicionamentos identitários em relação aos clubes de futebol. Com esta constatação, foi elaborada uma proposta pedagógica e aplicada a duas turmas de 7ª série do ensino fundamental, de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS. Nas atividades foram utilizadas imagens que representavam paisagens relacionadas ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e ao Sport Club Internacional, clubes que se destacam nas paisagens da escola onde a atividade foi desenvolvida. Nas atividades foram feitas análises, a partir das paisagens simbólicas e suas normas culturais, para entender a relação da paisagem futebolística e o consumismo. Pelos relatos dos alunos podemos verificar o quanto de importante é a discussão da relação que temos com os elementos produtores das diferentes paisagens e como somos capturados por elas para tornarmos consumidores em potencial. Deste modo, a atividade torna-se relevante para o estudo da relação de cada pessoa com os diferentes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-09

Edição

Seção

Artigos