HUMANOS, MÁQUINAS E CIBORGUES NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Claudio Cardoso de Paiva
  • Allysson Viana Martins
  • Tássio José Ponce de Leon Aguiar

Palavras-chave:

Ciborgue. Tipologia. Filmes.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a figura do ciborgue, um tema recorrente principalmente nas artes visuais (quadrinhos, cinema, televisão, videogames, etc.). A partir de uma revisão teórico-conceitual, caracterizamos os ciborgues em três tipos: homem maquinizado, máquina humanizada e corpo plugado. E reconhecendo a força expressiva que a temática do ciborgue apresenta nos filmes de ficção, buscamos explorar de que forma este estilo de corporeidade pode ser verificado nos produtos audiovisuais, pressupondo que incorpora níveis de hibridização diferentes – mesmo constituindo uma categoria específica. Em uma análise de cunho reflexivo, partindo de uma contemplação da representação do ciborgue e das relações entre os seres humanos e as máquinas, discutimos ainda aspectos ligados à autonomia e à inserção das novas tecnologias na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Paiva, C. C. de, Martins, A. V., & de Leon Aguiar, T. J. P. (2010). HUMANOS, MÁQUINAS E CIBORGUES NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA. Comunicação Audiovisual, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/palavrar/article/view/4512

Edição

Seção

Artigos