Análise dos termos “Classificação e Arranjo” na literatura arquivística brasileira

  • Bianca Ferreira Hernandez UFSC
  • Graziela Martins de Medeiros UFSC

Resumo

Este artigo objetiva analisar os termos classificação e arranjo e os conceitos a eles atribuídos na literatura arquivística brasileira, contribuindo para o avanço da temática do campo arquivístico. Verifica aspectos e características mais frequentes nas definições de classificação e arranjo de obras brasileiras, o que permite identificar as convergências e divergências apresentadas entre os autores. A pesquisa é qualiquantitiva e exploratória e compreende a análise de 18 obras brasileiras, que cobrem o período de 1989 a 2012. A análise dos aspectos contidos nas definições de classificação inclue os seguintes elementos: termos, natureza do processo, ações e fundamentos da classificação. A análise das características considera princípios arquivísticos, níveis e critérios de classificação, instrumentos e fases do ciclo de vida documental em que os processo arquivísticos ocorrem. Conclui que a classificação e o arranjo possuem mais pontos de convergência do que divergência entre si, na visão dos autores brasileiros.

Palavras-chave: Classificação arquivística. Arranjo. Terminologia arquivística.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/29266

Biografia do Autor

Bianca Ferreira Hernandez, UFSC
Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação arquivística, indexação e representação da informação.
Graziela Martins de Medeiros, UFSC
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC (PGCIN/UFSC). Possui Mestrado em Ciência da Informação e Graduação em Biblioteconomia pela UFSC. Foi professora do Curso de Pós-Graduação a distância em Gestão de Bibliotecas Escolares (UAB); Coordenadora da Incubadora de Periódicos da UFSC e Subcoordenadora do Curso de Arquivologia. Possui interesse nos seguintes temas: indexação, representação do conhecimento, organização conhecimento, classificação arquivística.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos