O paradigma em questão: encontros e desencontros da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no contexto de uma biblioteca universitária

  • Luhilda Ribeiro Silveira UDESC
  • Ana Paula Grillo Rodrigues UDESC

Resumo

Análises acerca dos encontros e desencontros entre a Biblioteconomia a e Ciência da Informação circundam o espaço de discussão dessas áreas do conhecimento, e abrem possibilidades para se pensar sobre seus aspectos epistemológicos a partir da reflexão dos seus pontos paradigmáticos. Nesse sentido, buscamos neste trabalho traçar um paralelo entre os fundamentos que constituiriam os paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação a partir das análises de seus aspectos históricos e metodológicos. Buscamos ainda perceber implicações práticas a partir de um estudo de caso que buscou identificar se as atividades desenvolvidas em uma determinada unidade de informação se alinham com os paradigmas da Biblioteconomia ou da Ciência da Informação. Á guisa de conclusão, observamos que tanto nos aspectos teóricos quanto nos aspectos práticos desta análise encontramos frequentemente uma linha tênue para delimitar fronteiras e estabelecer limites precisos para uma ou outra área.

Palavras-chave: Paradigma. Biblioteconomia. Ciência da Informação. Biblioteca Universitária

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/28402

Biografia do Autor

Luhilda Ribeiro Silveira, UDESC
Mestranda do Programa de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Atualmente é bibliotecária da Núcleo Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão.
Ana Paula Grillo Rodrigues, UDESC
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2012). Desde 2005 é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina na Escola de Administração e Gerência - ESAG. Desde 2015 é professora dos cursos de mestrado da FAED e ESAG nas disciplinas de Psicologia do Trabalho, Subjetividade nas Organizações e Comportamento Organizacional.
Publicado
2017-06-21
Seção
Resumos de artigos científicos