O paradigma em questão: encontros e desencontros da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no contexto de uma biblioteca universitária

Autores

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade Federal do Maranhão Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa catarina (UDESC)

Resumo

Análises acerca dos encontros e desencontros entre a Biblioteconomia a e Ciência da Informação circundam o espaço de discussão dessas áreas do conhecimento, e abrem possibilidades para se pensar sobre seus aspectos epistemológicos a partir da reflexão dos seus pontos paradigmáticos. Nesse sentido, buscamos neste trabalho traçar um paralelo entre os fundamentos que constituiriam os paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação a partir das análises de seus aspectos históricos e metodológicos. Buscamos ainda perceber implicações práticas a partir de um estudo de caso que buscou identificar se as atividades desenvolvidas em uma determinada unidade de informação se alinham com os paradigmas da Biblioteconomia ou da Ciência da Informação. À guisa de conclusão, observamos que tanto nos aspectos teóricos quanto nos aspectos práticos desta análise encontramos frequentemente uma linha tênue para delimitar fronteiras e estabelecer limites precisos para uma ou outra área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luhilda Ribeiro Silveira, Universidade Federal do Maranhão Universidade do Estado de Santa Catarina

Bibliotecária do Núcleo Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa catarina (UDESC)

Professora do Departamento de Administração - Escola Superior de Administração Gerencial da Universidade do Estado de Santa Catarina e Professora convidada do Programa de Gestão da Informação da UDESC

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. ABECIN. [200-?]. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/>. Acesso em: 9 out. 2015.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Apresentação. 2014. Disponível em: <http://www.ancib.org.br/index.php/apresentacao>. Acesso em: 22 set. 2015.

BORKO, H. Ciência da Informação: o que é isso?. 1968. Disponível em: <http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/90644/mod_resource/content/1/BORKO_Information%20science%20what%20is%20it%20.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.

BRASIL. Portal Brasileiro de Dados Abertos . Tabela de áreas de conhecimento do ensino superior. [201-?]. Disponível em: <http://dados.gov.br/pt_BR/dataset/tabela-de-areas-de-conhecimento-do-ensino-superior>. Acesso em 07 out. 2015.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. 2003. Disponível em:

<http://www.capurro.de/enancib_p.htm>. Acesso em: 16 set. 2015

KUHN, Thomas. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do

trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2.ed.Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

RUSSO, Mariza. A Biblioteconomia e a Ciência da Informação: paradigmas e interdisciplinaridade. In: ________. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. p. 43-57. Disponível em:<https://www.passeidireto.com/arquivo/4283541/fundamentos-da-Biblioteconomia-e-ciencia-da-informacao---mariza-russo>. Acesso em: 16 ago. 2015.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em:

<http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235>. Acesso em: 22 set. 2015.

SOUZA, Sebastião de. Fundamentos filosóficos da Biblioteconomia. Revista de Biblioteconomia de Brasilia, v.14, n.2, jul./dez. 1986, p.189-19. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000008281&dd1=2513f>. Acesso em 14 set. 2015.

TARGINO, M. das G. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação como área de pesquisa. In:_____. Olhares e fragmentos: cotidiano da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Teresina: Ed. da UFPI, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA