O papel da comunicação na Gestão do Conhecimento: aspectos relevantes e estímulo a novas pesquisas

  • Ângela Pizzaia Centro Universitário de Maringá
  • Paulo Marcelo Ferraresi Pegino Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Marcelo Ferraresi Pegino Universidade Federal do Paraná
  • Júlio Ernesto Colla Universidade Estadual do Paraná
  • Júlio Ernesto Colla Universidade Estadual do Paraná

Resumo

ResumoO conhecimento é um importante ativo para as organizações uma vez que é reconhecido pelo atual modelo econômico como essencial para a produtividade e a inovação. As organizações que gerenciam com excelência o conhecimento de seus recursos alcançam a melhoria da eficiência organizacional. Existem diversos modelos da Gestão do Conhecimento (GC) visando prover o desenvolvimento sustentável organizacional em um ambiente de competitividade e inovação. Entretanto, tais modelos têm dado pouca atenção à comunicação, que é essencial para que a informação ganhe fluência dentro da organização e gere conhecimento útil. Assim, o objetivo deste artigo é discutir os aspectos relevantes da comunicação nos principais modelos da GC no sentido de refletir o papel da comunicação nesses modelos e estimular novas pesquisas acerca do tema. Para tanto, são apresentados e discutidos os modelos consolidados pela literatura da GC por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, considerando aspectos como o processo explícito da comunicação nesses modelos, o grau do fator de pertinência e a importância da comunicação para esses modelos e, finalmente, as estratégias de comunicação que atendem os objetivos dos modelos. Os resultados alcançados mostraram que nenhum dos modelos analisados consideram explicitamente os aspectos relevantes da comunicação, e que isso é importante para que o conhecimento ganhe fluência e seja útil dentro da organização. Assim, não tratar de forma explícita os aspectos da comunicação dentro dos modelos da GC dificulta o compartilhamento e uso efetivo do conhecimento nesses modelos.

Palavras-chave: Comunicação. Modelos. Organizações. Gestão do Conhecimento

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/33522

Biografia do Autor

Ângela Pizzaia, Centro Universitário de Maringá
Mestre em Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário de Maringá, Brasil. Professora do Centro Universitário de Maringá
Paulo Marcelo Ferraresi Pegino, Universidade Federal do Paraná
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná
Paulo Marcelo Ferraresi Pegino, Universidade Federal do Paraná
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná
Júlio Ernesto Colla, Universidade Estadual do Paraná
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Paraná
Júlio Ernesto Colla, Universidade Estadual do Paraná
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Paraná
Publicado
2019-03-07
Seção
Resumos de artigos científicos