O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ASPECTOS RELEVANTES E ESTÍMULO A NOVAS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2Palavras-chave:
Comunicação, Modelos, Organizações, Gestão do ConhecimentoResumo
O conhecimento é um importante ativo para as organizações uma vez que é reconhecido pelo atual modelo econômico como essencial para a produtividade e a inovação. As organizações que gerenciam com excelência o conhecimento de seus recursos alcançam a melhoria da eficiência organizacional. Existem diversos modelos da Gestão do Conhecimento (GC) visando prover o desenvolvimento sustentável organizacional em um ambiente de competitividade e inovação. Entretanto, tais modelos têm dado pouca atenção à comunicação, que é essencial para que a informação ganhe fluência dentro da organização e gere conhecimento útil. Assim, o objetivo deste artigo é discutir os aspectos relevantes da comunicação nos principais modelos da GC no sentido de refletir o papel da comunicação nesses modelos e estimular novas pesquisas acerca do tema. Para tanto, são apresentados e discutidos os modelos consolidados pela literatura da GC por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, considerando aspectos como o processo explícito da comunicação nesses modelos, o grau do fator de pertinência e a importância da comunicação para esses modelos e, finalmente, as estratégias de comunicação que atendem os objetivos dos modelos. Os resultados alcançados mostraram que nenhum dos modelos analisados consideram explicitamente os aspectos relevantes da comunicação, e que isso é importante para que o conhecimento ganhe fluência e seja útil dentro da organização. Assim, não tratar de forma explícita os aspectos da comunicação dentro dos modelos da GC dificulta o compartilhamento e uso efetivo do conhecimento nesses modelos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-08-2018
Como Citar
Pizzaia, A., Pegino, P. M. F., Colla, J. E., & Tenório, N. (2018). O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ASPECTOS RELEVANTES E ESTÍMULO A NOVAS PESQUISAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 62–81. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles