Autores
-
João Rodrigo Santos Ferreira
Universidade Federal de Alagoas
-
Paulo Ricardo Silva Lima
Universidade Federal de Alagoas
-
Edivanio Duarte de Souza
Resumo
Os meios digitais promovem a disseminação de informação em grande escala, inclusive fake news, gerando desinformação, infodemia e caos social. Este artigo buscou evidenciar a correlação entre essas temáticas, tomando como exemplo o cenário caótico marcado pela pandemia da COVID-19. Trata-se de ensaio de caráter bibliográfico e documental com abordagem qualitativa. Identifica impactos negativos no cenário da pandemia promovidos por informações imprecisas e inverídicas. Considera-se que a competência crítica em informação e a atuação das agências de fact-checking se destacam como elementos indispensáveis para lidar com os danos provenientes da combinação desses elementos.
Palavras chave: Caos social. Competência em Informação. COVID-19. Desinformação. Fake news. Infodemia.
Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/102195
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
João Rodrigo Santos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas
Mestrando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil;
Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas
Mestrando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil;
Edivanio Duarte de Souza
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Graduado em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas (2014) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas (ICHCA/UFAL), com atuação no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL), na linha de pesquisa Produção, Mediação e Gestão da Informação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação.