Literatura sobre biblioteca escolar: características de citações de teses e dissertações brasileiras

  • Bernadete Santos Campello
  • Márcia Milton Vianna
  • Paulo da Terra Caldeira
  • Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu
  • Maria da Conceição Carvalho
  • Adriana Costa e Silva Benigno
Palavras-chave: Análise de Citação, Biblioteca Escolar, Teses e Dissertações

Resumo

A análise de citações de 28 teses e dissertações sobre biblioteca escolar produzidas no Brasil teve como objetivos: identificar influências de autores e de áreas do conhecimento, características de citação e diferenças entre teses e dissertações. Não foi possível verificar relações entre autores, já que houve grande dispersão em termos dos cursos de origem e dos documentos citados. Foi possível identificar significativa influência da Educação. A comparação entre teses e dissertações não evidenciou diferenças significativas, esperadas em textos que resultam de níveis diferentes de formação acadêmica. Foram verificadas, entre outras, as seguintes características das citações: predominância do livro, de documentos de autoria individual, de trabalhos em português e oriundos do Brasil e de periódicos brasileiros nas citações. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2008-05-14
Seção
Resumos de artigos científicos