Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia.

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
  • Rodrigo de Castro Cabrero
  • Maria da Piedade Resende da Costa
  • Carlos Roberto Massao Hayashi
Palavras-chave: Ciência e Tecnologia, Indicadores de C&T, Participação Feminina, Produção Científica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a questão do gênero no setor de ciência e tecnologia nacional e examinar a situação das docentes que pertencem à comunidade científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo baseou-se em teorias sobre as questões do gênero na ciência e da participação feminina. Para a coleta de dados, utilizou-se o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Para aprofundamento da realidade das mulheres na UFSCar, realizou-se um levantamento adicional nos sites da instituição e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conforme revelam os dados do Diretório, em 1995, a participação feminina alcançou 39% dos cientistas e, em 2004, passou para 47%. Na UFSCar, as mulheres representam 39,3% dos docentes, ocupam 1/3 dos postos de comando e entre os discentes superam 55% dos estudantes. Destaca-se que ainda falta um caminho a percorrer para igualarem-se aos pesquisadores nos postos acadêmicos e áreas do conhecimento mais prestigiadas. Utilizar o potencial feminino é estratégico para avançar cientificamente. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2008-01-18
Seção
Resumos de artigos científicos