A participação das fontes formais na qualificação da notícia

  • Consuelo Chaves Joncew
Palavras-chave: fontes formais, notícia

Resumo

O boom informacional provocado, em parte, pelo desenvolvimento das novas tecnologias, leva profissionais de diversas áreas a se preocuparem com a ‘qualidade da informação’, como os cientistas da informação e jornalistas. Dentre as diversas questões que se apresentam, a discussão sobre o papel das fontes no processo qualificação da informação merece especial atenção, pois são agentes ativos no enquadramento da realidade retratada na mídia. Por isto, com objetivo de ampliar os horizontes sobre o assunto, essa tese, recorrendo a uma pesquisa teórica e a uma pesquisa de campo, procurou investigar de forma exploratória a participação das ‘fontes formais’ no processo de construção e qualificação da informação jornalística. A pesquisa procura estudar o fenômeno da notícia dentro do contexto de produção (newsmaking). Por ‘fontes formais’ compreendemos organizações e especialistas, que detém poder e conhecimento perito e legitimado socialmente. Como o tema é escasso na literatura, orientando-nos pela abordagem teórica, elaboramos um referencial de literatura sobre conceituação de informação, qualidade da informação e fontes. Na pesquisa de campo, ouvimos 19 pessoas que trabalham como ‘disseminadores de informação nas fontes formais’, três especialistas (também fontes formais) e 15 jornalistas de Belo Horizonte, em entrevistas em profundidade, com tratamento qualitativo. Propusemos um modelo de avaliação de fontes, para ser utilizado no ambiente jornalístico ou em qualquer contexto envolvido com o processo informacional. Apresentamos, ao final, as principais contribuições da pesquisa, falamos sobre suas limitações e sugerimos novos temas de estudo. Assim, trouxemos contribuições teóricas e práticas para a academia, acreditando que ela deva estar sempre comprometida com o papel da informação na construção do desenvolvimento social sustentável. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2007-01-17
Seção
New Section Title Here