Um olhar sobre as gravuras históricas da Bahia

Autores

  • Fabiana Comerlato UFRB
  • Henry Luydy Abraham Fernandes UFRB
  • Carlos Alberto Santos Costa UFRB

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo apresentar sítios de gravuras rupestres do período pós-colonial, evidenciando a importância destes registros como suporte de memória de sujeitos históricos a margem dos grupos hegemônicos. Os sítios pesquisados estão localizados em regiões distintas da Bahia: o sítio Galeria em Rio de Contas no sul da Chapada Diamantina, o sítio Cachoeira Numerada em Ibirapuã no Extremo Sul e o sítio Gruta da Salamina em Maragojipe no Recôncavo da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Comerlato, UFRB

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em História (concentração em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em História (concentração em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Professora (Adjunto IV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Henry Luydy Abraham Fernandes, UFRB

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, lotado no Centro de Artes Humanidades e Letras, em Cachoeira-BA (UFRB/CAHL). Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) concluiu a graduação em Museologia (1999), o mestrado em Ciências Sociais com concentração em antropologia e arqueologia (2003) e o doutorado em Antropologia com concentração em arqueologia (2011). Atua como pesquisador colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFBA). É membro dos Grupos de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA) e Recôncavo Arqueológico (UFRB). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica

Carlos Alberto Santos Costa, UFRB

Professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Campus Cachoeira/São Félix. Pesquisador Associado do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, da Universidade de Coimbra. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Museologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Programa de Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Museólogo pela UFBA (2001); mestre em Arqueologia / Conservação do Patrimônio pela UFPE (2005); mestre (2007) e doutor (2012) em Arqueologia pela FLUC-PT; cumpriu pós-doutorado, com apoio da CAPES, no PPGDCI/UEFS. É membro dos grupos de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA), Recôncavo Arqueológico (UFRB) e Musealização da Arqueologia (USP).

Downloads

Publicado

2018-05-18

Edição

Seção

Artigos