A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB

Autores

  • Cássio Frederico Moreira Druziani
  • Vinicius Medina Kern
  • Araci Hack Catapan

Palavras-chave:

gestão, engenharia, conhecimento, CESM, CommonKADS

Resumo

Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-06-2012

Como Citar

Druziani, C. F. M., Kern, V. M., & Catapan, A. H. (2012). A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2(1), 194–217. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12543

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles