ESTRATÉGIA DOS NEGÓCIOS: A PERTINÊNCIA DO MÉTODO FALSEOCIONISTA NAS REDES DE RELACIONAMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Jorge Miklos Universidade Paulista - UNIP
  • Denis Donaire Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Alessandra Preto Bitante Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
  • Homero Leoni Bazanini Universidade Paulista - UNIP/SP
Palavras-chave: Estratégia, Organizações contemporâneas, Cultura organizacional, Falseacionismo.

Resumo

O presente artigo discute criticamente o emprego do método do falseacionismo aplicado à rede de relacionamentos das organizações contemporâneas. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com base nos pressupostos do método falseacionista, o objetivo central da pesquisa está em investigar a pertinência dessa metodologia em ambientes culturais específicos e, em decorrência, verificar a hipótese dominante nas publicações sobre a atuação dos profissionais de comunicação como determinantes em todos os setores produtivos. Os resultados da pesquisa, na perspectiva do referencial teórico do Salience Model, não confirmam essa hipótese nas práticas de comunicação estratégica da indústria de frango halal. A contribuição da pesquisa aponta que, contrariamente à confirmação das hipóteses propostas em publicações recentes sobre a relevância da atuação dos profissionais da comunicação empresarial nos mais diferentes setores de atividade, esse estudo de caso se constitui em caso ilustrativo no qual, as hipóteses generalistas podem ser falsificáveis em ambientes culturais específicos.

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Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP
Bacharel em Administração, Pedagogia e Filosofia. Mestre em Comunicação Social. Doutor em Comunicação e Semiótica. Professor do Programa de Mestrado em Administração da UNIP/SP.
Jorge Miklos, Universidade Paulista - UNIP
Graduado em História e Ciências Sociais. Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Professor titular do Programa de mestrado e doutorado da UNIP/SP.
Denis Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutor e livre-docente em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Alessandra Preto Bitante, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Professora de graduação e doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Homero Leoni Bazanini, Universidade Paulista - UNIP/SP
Bacharel em Comunicação Social e Psicologia. Mestre em Comunicação Social. Doutorando em Comunicação Social
Publicado
2016-06-06
Como Citar
Bazanini, R., Miklos, J., Donaire, D., Bitante, A. P., & Bazanini, H. L. (2016). ESTRATÉGIA DOS NEGÓCIOS: A PERTINÊNCIA DO MÉTODO FALSEOCIONISTA NAS REDES DE RELACIONAMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 6(1), 53-71. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/23662
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles