SELEÇÃO DE TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Claudia Carmem Baggio Universidade Federal de Santa Catarina, SC http://orcid.org/0000-0002-4392-1606
  • Heloisa Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fontes de Informação. Repositórios. Catálogos. Recuperação da Informação.

Resumo

Fontes de informação são parte integral dos serviços de informação prestados aos usuários. Identificá-las é o primeiro passo para buscar e recuperar informação pontual. Este artigo apresenta o conceito de fontes de informação e sua classificação, bem como os possíveis instrumentos para localização de fontes de informações, apresentando os conceitos, os tipos e os exemplos de repositórios, catálogos, bibliografias, portais, diretórios e bases de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Carmem Baggio, Universidade Federal de Santa Catarina, SC

Realiza mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (março de 2015 a março de 2017) sob orientação da professora Ursula Blattmann. Participa do grupo de pesquisa Instituto de Pesquisas Biblion, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como bibliotecária e diretora da Biblioteca do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, na direção da mesma (2011-201-), (afastamento para realização dos estudos de pós-graduação stricto sensu mestrado no PGCIN). Possui especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000). Bibliotecária no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (2009-2011). Bibliotecária na Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, RS (2007-2009). Bibliotecária na Faculdade de Santa Catarina, em São José, SC, onde implantou a biblioteca e atuou na direção da mesma (2006). Bibliotecária do Colégio Alpha Objetivo em São José, SC, onde atuou na direção da mesma (2000-2005). Bibliotecária do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, em São José, SC, onde atuou na implantação e direção da mesma (2000-2006).

Heloisa Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursa atualmente o mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como consultora em gestão de acervos documentais e bibliográficos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação. Atua como revisora de documentos e trabalhos acadêmicos, incluindo normalização ABNT.

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da UFSC.

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Baggio, C. C., Costa, H., & Blattmann, U. (2016). SELEÇÃO DE TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 32–47. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26798

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles