Facilitar ou dificultar? caminhos para a gestão do conhecimento
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento. Emancipação. Capital humano. Capital intelec-tual. Gestão de pessoas.Resumo
Este artigo objetiva evidenciar a interferência de barreiras e facilitadores da gestão do conhecimento (GC) e sua implicação no desempenho organizacional em três empresas industriais de médio porte em cidade ao norte do estado do Rio Grande do Sul. Ao realizar uma pesquisa multicasos de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, os dados foram coletados por meio de técnicas diversificadas (entrevista, observação não participante, análise documental), abrangendo dezessete gestores. Os dados coletados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo. As sete dimensões da GC trabalhadas por Terra (2007) foram observadas no contexto empírico e identificadas barreiras e facilitadores que permitem sua execução. Os resultados da pesquisa empírica evidenciam que as práticas de GC necessitam ser compreendidas e aplicadas de fato, as quais podem ser interdependentes entre si, promovendo desempenho organizacional, mesmo ao perpassar por barreiras relacionadas à GC. Logo, conclui-se que há que se relacionar intimamente a GC com a área de GP, principalmente nas macro estratégias da alta administração e nos sistemas de informação e comunicação, bem como na mensuração dos resultados, o que facilita, sobremaneira, a sua efetivação.