A RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA, ATUAÇÃO DA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA E O PENSAMENTO ESTRATÉGICO: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK CONCEITUAL

Autores

  • Fernanda Bueno Cardoso Scussel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rosália Aldraci Barbosa Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este trabalho parte de constatações de que a pesquisa sobre as gerências intermediárias, dentro da perspectiva da estratégia como prática, precisa incorporar em suas análises elementos do pensamento estratégico, dada a relevância de se identificar as percepções destes atores organizacionais e o impacto destas no processo de formação da estratégia. Assim, o objetivo precípuo deste ensaio teórico é desenvolver um framework conceitual capaz de explicar a interlocução entre os conceitos de estratégia como prática, gerência de nível intermediário e pensamento estratégico. Este framework conceitual é construído a partir de considerações teóricas oriundas de uma revisão bibliográfica orientada pelo critério de domínio e profundidade do tema, contemplando o estado da arte do ponto de vista teórico, empírico e contextual. A construção do framework conceitual permitiu desvelar que os três conceitos se relacionam de forma circular, contínua e interativa, evidenciando um processo de relações interdependentes, pois práticas, práxis e praticantes são elementos indissociáveis. Tem-se, assim, que a relação entre estratégia como prática, gerência de nível intermediário e pensamento estratégico não é somente possível, mas também desejável. Como principal contribuição, este trabalho discute a relevância do pensamento estratégico das gerências intermediárias, colocando este como articulador do processo e prática da formação da estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília, Brasil. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Rosália Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Administração pela Universitat de València, Espanha. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Scussel, F. B. C., & Lavarda, R. A. B. (2020). A RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA, ATUAÇÃO DA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA E O PENSAMENTO ESTRATÉGICO: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK CONCEITUAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 2–22. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/34341

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles