GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO NO CONTEXTO MIDDLE-UP-DOWN DA GESTÃO ESTRATÉGICA
Resumo
Com o objetivo de compreender como se relacionam o conhecimento tácito e o processo integrador de formação da estratégia, este trabalho apresenta algumas reflexões decorrentes das mudanças nas organizações com foco na utilização da gestão estratégica middle-up-down, frente às condições dos ambientes internos e externos. É sabido que o conceito de estratégia e a gestão possuem diferentes correntes teóricas e não possuem um único direcionamento. Neste sentido, considerando-se a gestão do conhecimento e a implementação da estratégia propõe-se um ensaio teórico apresentando uma análise reflexiva sobre o processo de formação da estratégia middle-up-down, a partir das perspectivas de estratégias emergentes e deliberadas. Como principais reflexões, o ensaio destaca a constante influência das ações dos níveis intermediários das organizações e a troca de conhecimento organizacional pelos colaboradores de todos os níveis organizacionais na formação da estratégia. Destaca-se como contribuição deste estudo o indicativo para que as pesquisas realizadas dentro desta perspectiva aprofundem as teorias das ciências sociais contribuindo para a construção teórica do campo. Assim, a relação apresentada entre a gestão do conhecimento tácito (vivência organizacional) e o processo de formação da estratégia contribui para suscitar pesquisas que aprofundem o estudo das relações organizacionais e o que ocorre no dia a dia como algo de valor significativo para os estudos sobre estratégia.