Gestão do conhecimento: em busca da excelência em gerenciamento de projetos

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Andrea Maia de Azevedo Bibliotecária no Instituto Federal do Maranhão, Campus Pedreiras.

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento – vantagens competitivas, Gerenciamento de Projetos, Projetos – Boas práticas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da Gestão do Conhecimento aplicada à gestão de projetos como fator crítico de sucesso das organizações no mercado do século XXI. O trabalho utiliza-se das técnicas da revisão bibliográfica para oferecer uma visão sobre a gestão do conhecimento aplicada a projetos, apresenta ainda as vantagens competitivas e, consequentemente, os bons resultados que a organização poderá obter através da junção dessas duas áreas. Por meio deste artigo, foi possível perceber e concluir que a gestão do conhecimento colabora para a criação da memória organizacional, que abrange o registro de conhecimentos adquiridos com a prática em gerenciamento de projetos – pela expertise de seus colaboradores, pela análise de erros cometidos e melhores práticas constatadas no processo –, formando uma base informacional de boas práticas consistente, capaz de trazer a excelência em gestão de projetos para organização, que propicia sua vantagem competitiva, bem como seu destaque frente aos demais concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Professor da Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Andrea Maia de Azevedo, Bibliotecária no Instituto Federal do Maranhão, Campus Pedreiras.

MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Pitágoras, Brasil. Bibliotecária do Tribunal de Justiça do Amapá, Brasil.

 

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Bottentuit Junior, J. B., & Azevedo, A. M. de. (2021). Gestão do conhecimento: em busca da excelência em gerenciamento de projetos. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(2), 26–41. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42125

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles