O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: O CASO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL INFORMAL DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE TECNOLOGIA

Autores

  • Valeria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutoranda), RJ, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9874-3333
  • Daniele Cristina Dantas Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutoranda), RJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Rodrigo Duarte Guedes Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutorando), RJ, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

WhatsApp. TICs. Práticas de Gestão do Conhecimento. Compartilhamento de Conhecimento.

Resumo

Na contemporaneidade, as práticas de gestão do conhecimento têm utilizado novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para processos de gestão de compartilhamento e aprendizado informal que ocorrem interativamente e online entre os profissionais. Neste estudo busca-se compreender a dinâmica de interação e práticas de gestão do conhecimento em um grupo fechado de WhatsApp formado, majoritariamente, por especialistas da área de tecnologia, praticantes ou futuros praticantes de métodos ágeis no desenvolvimento de softwares de produtos e serviços. O conjunto de dados compreende mensagens trocadas, no mês de dezembro de 2016, por 54 dos 250 participantes da comunidade, em 779 interações. Os dados primários foram processados e analisados utilizando Excel e de arquivo de texto, do pacote Microsoft Office; e o software livre Orange versão 13.3 para análise estatística dos dados. Geograficamente, os participantes estão situados em São Paulo, com 82%; nas regiões do Ceará, com 9%, e Santa Catarina, com 8%. É possível afirmar que, no período, os dois administradores do grupo não tiveram atuação proativa nas interações. Imagens de capas de livros, figuras que explicitam definições e conceitos da metodologia ágeis representam 43 posts das 779 interações disponíveis para a observação. As análises com o uso dos softwares e métodos selecionados sugerem que a hipótese do estudo apresentou respostas estatísticas que possibilitam a confirmação de exploração deste método para análise de interação e fluxos de informação por agrupamentos, favorecendo que se acredite no uso de ferramentas TICs, como WhatsApp, para a prática de gestão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Valeria Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutoranda), RJ, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. (2015)

Daniele Cristina Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutoranda), RJ, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE/IBGE Brasil.

Rodrigo Duarte Guedes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutorando), RJ, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Informática pela Université de Paris XI (Paris-Sud), França.

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Publicado

31-10-2018

Como Citar

Macedo, V., Dantas, D. C., Guedes, R. D., & Cavalcanti, M. do C. B. (2018). O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: O CASO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL INFORMAL DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE TECNOLOGIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 135–150. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles