GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: FOCO NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONÍVEL EM OBSERVATÓRIOS

Autores

  • Cleunisse Aparecida Rauen de Luca Canto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Cid Bastos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Lia Caetano Bastos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O século XXI vem provocando mudanças, já que saímos da sociedade industrial para adentrarmos na sociedade do conhecimento. Nesta nova era a informação é vasta, está em todos os lugares e é acessível a todos, mas quantidade não representa qualidade. Lidar com estas informações e gerar conhecimentos para as organizações é o foco dos Observatórios. Assim, com o objetivo de identificar como é avaliada a qualidade da informação disponibilizada por Observatórios realizamos uma revisão da literatura, de forma sistemática, com base no check-list PRISMA e apresentaremos aqui sua versão revisada e ampliada. As bases de dados utilizadas foram Emerald, ERIC, Science Direct, Scopus e Web of Science, além do Google Scholar e ProQuest. As buscas aconteceram em duas etapas, inicialmente em setembro de 2017 com atualização em maio de 2018. Dos 20 artigos selecionados, oito foram alvo deste estudo, já que atendiam aos critérios de elegibilidade. Os resultados apontaram para a importância da qualidade das informações disponibilizadas pelos Observatórios analisados, já que estas interferem na tomada de decisão das organizações. Concluímos que o uso de metodologias, métodos ou ferramentas estruturadas para avaliar a qualidade da informação devem ser incorporadas nas estratégias dos Observatórios, já que estas direcionam as ações, delimitam gargalos e fornecem indicadores do que precisa ser melhorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunisse Aparecida Rauen de Luca Canto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rogério Cid Bastos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina.

Lia Caetano Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Canto, C. A. R. de L., Bastos, R. C., & Bastos, L. C. (2019). GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: FOCO NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONÍVEL EM OBSERVATÓRIOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 64–80. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43431

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles