COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR BIBLIOTECÁRIOS NO BRASIL

Autores

  • Críchyna da Silva Madalena UNOCHAPECO
  • Daniela Spudeit UDESC
  • Marli Dias UFSC

Resumo

Analisa as competências empreendedoras dos bibliotecários que possuem empresas na área de Gestão da Informação no Brasil. Para isso, busca conhecer as competências empreendedoras segundo a literatura, identificar os bibliotecários que possuem empresa no Brasil e os serviços prestados na área de gestão da informação, verifica a formação destes bibliotecários e a percepção dos mesmos quanto às competências requeridas para empreender na área. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica com abordagem qualitativa. Utiliza a técnica de conteúdo de Bardin na análise dos dados. O universo é composto por bibliotecários brasileiros mapeados via contato com entidades de classe e pelo Portal EmpreendeBiblio, totalizando 46 bibliotecários que aceitaram participar da pesquisa. Para analisar as competências, utiliza o modelo conceitual de Cooley (1990) baseado em um conjunto com dez competências empreendedoras. Os resultados apontam para a predominância do gênero feminino entre os profissionais empreendedores e que estão na faixa etária entre 31 e 40 anos; as empresas se localizam principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, sendo que grande parte delas está formalizada e possui negócios voltados para a gestão de documentos e arquivos convencionais e digitais, consultoria na elaboração de projetos, organização de bibliotecas, normalização de trabalhos e projetos, entre outros serviços. Em relação às competências empreendedoras, os bibliotecários apontaram que as mais importantes são: comprometimento, busca de informações, persuasão, rede de contatos e persistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Críchyna da Silva Madalena, UNOCHAPECO

Professora no curso de Biblioteconomia da UNOCHAPECO

Daniela Spudeit, UDESC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no curso de graduação em Biblioteconomia e na pós-graduação em Gestão da Informação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Marli Dias, UFSC

Professora no curso de graduação em Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Madalena, C. da S., Spudeit, D., & Dias, M. (2019). COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO POR BIBLIOTECÁRIOS NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 102–129. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43669

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles