FACILITAR OU DIFICULTAR? CAMINHOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
Este artigo objetiva evidenciar a interferência de barreiras e facilitadores da gestão do conhecimento e sua implicação no desempenho organizacional em três empresas industriais de médio porte em cidade ao norte do estado do Rio Grande do Sul. Ao realizar uma pesquisa multicasos de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, os dados foram coletados por meio de técnicas diversificadas (entrevista, observação não participante, análise documental), abrangendo dezessete gestores. Os dados coletados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo. As sete dimensões da gestão do conhecimento trabalhadas por Terra (2007) foram observadas no contexto empírico e identificadas barreiras e facilitadores que permitem sua execução. Os resultados da pesquisa empírica evidenciam que as práticas de gestão do conhecimento necessitam ser compreendidas e aplicadas de fato, as quais podem ser interdependentes entre si, promovendo desempenho organizacional, mesmo ao perpassar por barreiras relacionadas à gestão do conhecimento. Logo, conclui-se que há que se relacionar intimamente a gestão do conhecimento com a área de GP, principalmente nas macro estratégias da alta administração e nos sistemas de informação e comunicação, bem como na mensuração dos resultados, o que facilita, sobremaneira, a sua efetivação.Downloads
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Publicado
27-04-2020
Como Citar
Sabadin , M., & Mozzato, A. R. (2020). FACILITAR OU DIFICULTAR? CAMINHOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 39–53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/45474
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles