TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS DE TRABALHADORES EM FASE DE APOSENTADORIA: UMA PRÁTICA EMPREENDEDORA?

Autores

  • Emanuele Canali Fossatti Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Rebelato Mozzato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.47066

Resumo

O objetivo desta revisão de literatura é debater sobre a relevância em abordar a transferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria como uma possível prática empreendedora, a qual pode resultar em satisfação pessoal e desenvolvimento organizacional. O cenário brasileiro atual aponta para o crescente envelhecimento populacional e destaca que a perda de conhecimentos decorrente do processo de aposentadoria pode representar uma ameaça para os grupos de trabalho e para as organizações. Apesar de os estudos internacionais avançarem crescentemente no que diz respeito à relação entre empreendedorismo e conhecimento, o debate nacional ainda é incipiente, especialmente na área das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, torna-se pertinente incentivar estudos que abordem a transferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria como uma prática empreendedora, uma vez que esta possibilita a constante criação de conhecimento e inovação nas organizações, além de minimizar a perda da memória organizacional.

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Biografia do Autor

Emanuele Canali Fossatti, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração pela Universidade de Passo Fundo.

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração pela UNISINOS. Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado

03-05-2021

Como Citar

Canali Fossatti, E., & Rebelato Mozzato, A. (2021). TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS DE TRABALHADORES EM FASE DE APOSENTADORIA: UMA PRÁTICA EMPREENDEDORA?. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 2–23. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.47066

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles