COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL ESTUDO DE CASO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA IFES
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em identificar os comportamentos de cidadania organizacional no contexto do serviço público, a partir da visão dos servidores e gestores de uma instituição federal de ensino. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, pois tem a intenção de compreender o fenômeno a partir da percepção dos sujeitos e da forma como interagem com as pessoas ao seu redor. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 servidores (não ocupantes de cargos de chefia) e 4 gestores (ocupantes de cargos de chefia) de uma instituição pública. Após a transcrição, as entrevistas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados encontrados sugerem que o CCO está presente nas atitudes cotidianas destes servidores, especialmente por meio de gestos cooperativos e de empenho em prol da organização. Ressalta-se, porém, que o comportamento de proteção ao sistema não pôde ser considerado como de cidadania organizacional para os servidores públicos. Além das contribuições para o meio acadêmico, esta pesquisa também apresenta sugestões para a área de gestão de pessoas no setor público, como a adoção de políticas de envolvimento e integração.