INOVAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM CULTURAS DE INOVAÇÃO

Autores

  • Fernando Passeri Lavrado IBMEC - RJ
  • Nicole Bou Dib El Khouri IBMEC - RJ
  • Cláudia Cristina Ramos Barbosa IBMEC - RJ
  • José Francisco de Carvalho Rezende IBMEC - RJ http://orcid.org/0000-0001-9397-205X

Resumo

O estudo apresenta as definições de inovação e cultura organizacional e busca identificar, na literatura nacional e internacional, as principais características, os fatores e as dimensões de cultura organizacional que estão presentes em ambientes e organizações inovadoras no contexto da Quarta Revolução Industrial. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvida busca em bases de periódicos e artigos científicos, com a seleção adicional de textos a partir das referências dos artigos que foram encontrados naquelas bases. Foram selecionados 62 trabalhos identificados como mais aderentes ao propósito do estudo, dos quais 16 foram utilizados para buscar identificar as características habilitadoras e as barreiras de culturas de inovação. A partir da análise dos artigos, foi proposto um critério de categorização de fatores habilitadores e barreiras, descortinando-se a prevalência de soft skills. O fator da inovação tecnológica dentro da Quarta Revolução Industrial e como ele está afetando a esfera organizacional é de relevância acadêmica e prática nas empresas para auxiliar e orientar como o trabalho está sendo conduzido nesse novo contexto. Espera-se que o ensaio contribua para a compreensão da relação entre o ambiente propício à inovação e seus fatores que a impulsionam ou inibem, no ambiente empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Passeri Lavrado, IBMEC - RJ

Mestrando em Administração pelo Ibmec-RJ, Brasil.

Nicole Bou Dib El Khouri, IBMEC - RJ

Mestranda em Administração pelo Ibmec-RJ, Brasil.

Cláudia Cristina Ramos Barbosa, IBMEC - RJ

Mestrando em Administração pelo Ibmec-RJ, Brasil.

José Francisco de Carvalho Rezende, IBMEC - RJ

Doutor em Ciências da Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor Colaborador Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Lavrado, F. P., El Khouri, N. B. D., Barbosa, C. C. R., & Rezende, J. F. de C. (2020). INOVAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM CULTURAS DE INOVAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 88–106. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/47636

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles