GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM QUALITATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar estudos de natureza qualitativa e que apontem como a Gestão do Conhecimento pode ser incorporada de forma eficiente nas rotinas de bibliotecas. A evolução tecnológica e as mudanças nas necessidades dos usuários exigem que as equipes de bibliotecas estejam preparadas e motivadas para reinventar sua atividade. Isso faz com que a Gestão do Conhecimento se torne essencial para que as bibliotecas continuem relevantes nas sociedades onde estão inseridas. Neste sentido, este estudo trata de uma revisão sistemática da literatura e apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvido por meio de análise do conteúdo. Foram selecionados 98 trabalhos nas bases de dados Capes e Ebsco e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão restaram 23 artigos para análise. Dentre os trabalhos pesquisados, verificou-se a necessidade que se formalize uma política ou metodologia de Gestão do Conhecimento nas bibliotecas. Os modelos de Gestão do Conhecimento, ancorados por ferramentas, técnicas e ações, são uma excelente alternativa de trabalhar a Gestão do Conhecimento de forma eficiente nas bibliotecas, a fim de acompanhar e atender às necessidades dos usuários e as suas próprias.