AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO:UM ESTUDO APLICADO EM TRÊS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Thais Carmes Krüger Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-0483-3988

Resumo

A Gestão do Conhecimento, quando mensurada em uma organização, permite avaliar sua capacidade e nível de preparação em utilizar de forma adequada seu capital intelectual, revelando seu nível de maturidade em Gestão do Conhecimento. O objetivo geral é identificar o nível de maturidade em Gestão do Conhecimento a partir da visão dos servidores de três Editoras Universitárias Federais: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, Editora da Universidade Federal do Paraná e Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, identificadas anonimamente como Editora A, Editora B e Editora C, quando da análise dos resultados. O instrumento para coleta de dados foi escolhido após uma revisão exploratória e sistemática da literatura: o questionário da Asian Productivity Organization. A análise da pontuação obtida a partir dos questionários aplicados permitiu classificar as Editoras A e C no nível “introdução”, tendo obtido 141 e 131 pontos, respectivamente; a Editora B atingiu 110 pontos e, com esta pontuação, é classificada no nível “iniciação”. Todavia, com base nas respostas dos seus pontos fortes e fracos, a Editora B também pode ser classificada no nível “introdução”, indicando que as três editoras pesquisadas implementam práticas de gestão do conhecimento. Após a identificação do nível de maturidade, foram apresentadas propostas de melhorias para cada critério analisado. Tais propostas foram baseadas na literatura e nas respostas do questionário, resgatando as questões com menores pontuações, bem como aquelas destacadas como pontos fracos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Carmes Krüger, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Servidora Técnico-Administrativa em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

 Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Krüger, T. C., & Pinto, M. D. de S. (2020). AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO:UM ESTUDO APLICADO EM TRÊS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO SUL DO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 120–142. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/47938

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles