GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE RELACIONAMENTO INTEROGANIZACIONAIS NO MERCADO DE JOGOS DE TREINAMENTO CORPORATIVOS: ESTUDO DE CASO
Resumo
Este estudo possui como objetivo principal descrever a aplicabilidade da ferramenta gestão do conhecimento nas redes de relacionamento das empresas direcionadas para o mercado de jogos de treinamento corporativos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, estudo de caso único e seccional (transversal). A coleta de dados no campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor e os colaboradores da empresa. Os resultados da pesquisa apontam que a aplicabilidade da gestão do conhecimento nas redes de relacionamento dos jogos de treinamento corporativo como auxílio dos princípios do modelo andragógico proporcionam a empresa em rede acesso maior a recursos tangíveis e intangíveis. Em decorrência, a troca de conhecimento constante favorece a interatividade entre o conhecimento tácito e explícito resultando na oferta de produtos que proporcionam aprendizado atualizado, dinâmico e contínuo para os clientes- usuários dos treinamentos. Com base nesses resultados, conclui-se que os jogos de treinamento corporativos propiciam recursos essenciais para o aprendizado nas organizações e, nessa perspectiva, torna-se relevante a ampliação das discussões dessa temática ao se analisar a efetividade dessas novas práticas nas atividades executivas.