COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE https://orcid.org/0000-0002-9927-4241
  • Jackeline Martins da Silva Paula Universidade Federal de Pernambuco
  • Rezilda Rodrigues Oliveira universidade federal rural de pernambuco

Palavras-chave:

Auditoria Interna, Setor Público, Competências.

Resumo

Este trabalho busca identificar quais competências individuais devem possuir os profissionais das Unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa e que utilizou questionário para coleta de dados. As atividades e resultados das auditorias, são influenciadas pela qualidade do trabalho do auditor e seus auxiliares. Assim, saber as competências necessárias e importantes para a atuação deste profissional na esfera pública, torna-se relevante. A pesquisa foi composta pelas quatro IFES do estado que possuem unidade de auditoria, e a maioria dos seus servidores participou. Foram apresentadas competências subdivididas em 25 conhecimentos, 28 habilidades e 10 atitudes, para que fosse identificado o nível de importância para a atuação na auditoria. A maioria dos servidores achou importante ou muito importante os conhecimentos listados. Muito importantes as habilidades de saber escrever documentos, relatórios e normativos de maneira clara e objetiva; realizar auditorias; saber revisar documentos, relatórios e normativos de forma clara e objetiva; saber assessorar os dirigentes na tomada de decisão e ter capacidade argumentativa. E muito importantes as atitudes: ser imparcial, ético e proatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE

ATUAL PROFESSORA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA DA UFRPE. FOI TUTORA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E COORDENADORA EVENTUAL DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
FOI PROFESSORA ASSOCIADA DA UFPE, PRO-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DE VIDA, COORDENADORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS E COORDENADORA DO CORPO DISCENTE.
FOI TAMBÉM COORDENADORA GERAL DO PROGRAMA MBA EXECUTIVO DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ADMINISTRATIVAS DA UFPE E COORDENADORA DO CURSO DE MBA EM GESTÃO E LIDERANÇA.
PARTICIPA DO COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇAO EM ADMNISTRAÇAO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DA UFRPE
PARTICIPOU DO CONSELHO CONSULTIVO DA ANGRAD- ASSOCIAÇAO NACIONAL DAS GRADUAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO
LECIONA DISCIPLINAS DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS - GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA ORGANIZACIONAL, ADMINISTRAÇAO INTRODUTÓRIA, COMPETENCIAS E DESEMPENHO, NA GRADUAÇAO E PÓS-GRADUAÇAO EM ADMINISTRAÇAO E POS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DA UFPE E UFRPE.

Jackeline Martins da Silva Paula, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Controladoria, Auditora da universidade Federal de Pernambuco, Graduada em Ciências Contábeis.

Rezilda Rodrigues Oliveira, universidade federal rural de pernambuco

Doutora em ciência política, professora associada da UFRPE, graduada em administração, professora do mestrado em gestão pública da UFRPE, e do mestrado em Controladoria da UFRPE, Coordenadora do PROFIAP da UFRPE, ex-diretora do Departamento de Administração da UFRPE, professora aposentada da UFPE, possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Amorim, T. N. G. F., Paula, J. M. da S., & Oliveira, R. R. (2020). COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 82–100. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/48273

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles