COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Palavras-chave:
Auditoria Interna, Setor Público, Competências.Resumo
Este trabalho busca identificar quais competências individuais devem possuir os profissionais das Unidades de Auditoria Interna das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa e que utilizou questionário para coleta de dados. As atividades e resultados das auditorias, são influenciadas pela qualidade do trabalho do auditor e seus auxiliares. Assim, saber as competências necessárias e importantes para a atuação deste profissional na esfera pública, torna-se relevante. A pesquisa foi composta pelas quatro IFES do estado que possuem unidade de auditoria, e a maioria dos seus servidores participou. Foram apresentadas competências subdivididas em 25 conhecimentos, 28 habilidades e 10 atitudes, para que fosse identificado o nível de importância para a atuação na auditoria. A maioria dos servidores achou importante ou muito importante os conhecimentos listados. Muito importantes as habilidades de saber escrever documentos, relatórios e normativos de maneira clara e objetiva; realizar auditorias; saber revisar documentos, relatórios e normativos de forma clara e objetiva; saber assessorar os dirigentes na tomada de decisão e ter capacidade argumentativa. E muito importantes as atitudes: ser imparcial, ético e proatividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-08-2020
Como Citar
Amorim, T. N. G. F., Paula, J. M. da S., & Oliveira, R. R. (2020). COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES INTERNOS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 82–100. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/48273
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles