DO CAMPO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE SEUS ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Buscou-se avaliar o estado da arte do campo de Sistemas de Informação (SI) no Brasil, a partir da análise dos trabalhos publicados nos anais do Enanpad (Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) de 2010 a 2018 nos seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos. Para tal, fez-se uma pesquisa documental de natureza quali-quantitativa em 28 artigos acadêmicos publicados na Divisão Acadêmica de Administração da Informação (ADI – tema 07, mudando em 2018, para ADI – tema 06) do Enanpad no período em tela. Em termos de resultados, observou-se que teoricamente há uma pluralidade de perspectivas teóricas sendo aplicadas ao campo de SI; metodologicamente, notou-se o predomínio de artigos empíricos (78,57%); a abordagem de pesquisa mais adotada como sendo a de natureza qualitativa (50%) e as estratégias de pesquisa concentradas mais em cinco tipos: ensaio (21,43%), estudo bibliométrico (17,85%), survey (10,71%), revisão sistemática+bibliométrico (10,71%) e estudo de casos múltiplos (7,14%). Em termos epistemológicos, ainda é significativa a presença do paradigma positivista (60,7%), o que pode indicar ainda alguma resistência ao uso de métodos interpretativos em SI como, por exemplo, o método hermenêutico dialético, ou a hermenêutica crítica (HC), de Myers (1995); ou ainda, o uso da análise crítica do discurso, usando Habermas (CUKIER et. al., 2009).

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Biografia do Autor

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Fell, A. F. de A. (2020). DO CAMPO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE SEUS ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 180–202. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/50383

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles