Tomada de decisão na seleção de fornecedores: implicações para a logística e disposição de produtos

Autores

  • Pedro Solana-González Universidade de Cantabria
  • Maikel Marcelo Wachtmann Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Adolfo Alberto Vanti Pesquisador Projecto Universal CNPq https://orcid.org/0000-0001-5176-2572
  • Arlen Ribas Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo

Nesta pesquisa o processo analítico hierárquico AHP foi utilizado para sistematizar o processo de tomada de decisão e identificar prioridades na seleção de fornecedores, isto considerando as implicações na disposição física dos produtos. Com base no conhecimento especializado e tendo em conta diferentes critérios teóricos e práticos de seleção de fornecedores foi alcançado um enfoque gerencial e a melhoria do desempenho da empresa. Três diferentes fornecedores foram considerados para a aplicação prática do modelo AHP que foi estruturado utilizando um software específico sem fins lucrativos. Os resultados identificaram o custo de aquisição, a qualidade dos produtos, assim como a competência e reputação dos fornecedores como os critérios mais relevantes para a tomada de decisões, gerando uma classificação que permitiu a seleção do fornecedor ótimo entre várias alternativas e reanálise do layout de distribuição internas de produtos na empresa. Na área logística, a pesquisa gerou implicações na reestruturação e liberação de espaços para a reorganização dos produtos facilitando o armazenamento e acesso fácil, assim como na melhoria do desenvolvimento da atividade e qualidade do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Solana-González, Universidade de Cantabria

Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de Cantabria, Espanha. Professor da Universidade de Cantabria, Espanha.

Maikel Marcelo Wachtmann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil.

Adolfo Alberto Vanti, Pesquisador Projecto Universal CNPq

Doutor em Ciencias Econômicas y Empresariales pela  Universidade de Deusto, Espanha. Pesquisador CNPq/Projeto Universal, Brasil.

Arlen Ribas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Solana-González, P., Wachtmann, M. M., Vanti, A. A., & Ribas, A. (2022). Tomada de decisão na seleção de fornecedores: implicações para a logística e disposição de produtos. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 61–79. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/55613

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles