Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional: uma reflexão filosófica voltada para os espaços de afeto

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre como a compreensão sobre os espaços relacionais como espaços de afeto pode contribuir para a Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional. A perspectiva adotada para a reflexão proposta é baseada principalmente no pensamento dos filósofos Espinosa e Nietzsche sobre a capacidade de afeto e potência de agir. O texto defende que todo conhecimento e todo processo de aprendizagem é expressão de um certo ponto de vista e a constituição desse ponto de vista responde a um certo sistema afetivo. Esses elementos, por sua vez, são onipresentes em ambientes organizacionais, cujo potencial de afeto está intimamente relacionado à capacidade de transformação. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, envolvendo levantamento bibliográfico e a realização de um estudo de natureza exploratória e descritiva, baseada em análise de conteúdo. Nas conclusões, observa-se que a implementação de ações voltadas para Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional exige a mobilização não somente de técnicas, processos e ferramentas, mas, sobretudo, de afetos que impactam diretamente as identidades e os processos de aprendizagem dos indivíduos e, consequentemente, das organizações. Daí a importância da associação e cruzamentos entre essas duas áreas de estudo com áreas que investigam o potencial de ação dos seres humanos nos espaços relacionais a partir da perspectiva do afeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carneiro dos Santos, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil.

Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil. 

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Carneiro dos Santos, A. C. ., & Alvares, L. M. A. de R. (2021). Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional: uma reflexão filosófica voltada para os espaços de afeto. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(2), 2–25. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/55739

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles