Transferência de conhecimento: uma revisão crítica da literatura nacional
Resumo
A transferência de conhecimento é um processo reconhecidamente complexo e problemático que envolve diversos contextos organizacionais em que as organizações devem superar barreiras culturais, relacionais, institucionais e geográficas para a obtenção de êxito. Durante um longo período não era incomum a análise da transferência a partir de variáveis únicas, todavia, nas últimas décadas o fenômeno da transferência passou a ser compreendido como multidimensional, no qual características organizacionais, relacionais ou a própria natureza do conhecimento poderiam influenciar em seu resultado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem da literatura nacional em relação aos avanços da pesquisa em transferência de conhecimento. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, foram analisados 35 artigos encontrados nas principais bases científicas nacionais. Os resultados sugerem que as dimensões do processo de transferência são estudadas de forma desbalanceada. Construtos fundamentais para a compreensão do fenômeno, como a capacidade disseminativa da fonte estão ausentes das discussões. Outros construtos, como a capacidade absortiva, têm sido analisados, por vezes, como fatores únicos para a explicação do fenômeno da transferência, implicando em importantes lacunas de pesquisa empírica. Os resultados evidenciam a necessidade de expandir a discussão sobre o processo de transferência de conhecimento no contexto nacional, abordando a sua inerente complexidade.