Transferência de conhecimento: uma revisão crítica da literatura nacional

Autores

  • João Paulo Moreira Silva Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9470-2905
  • José Márcio de Castro Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3170-9456
  • Mariana Botelho Silqueira Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil https://orcid.org/0000-0003-2177-5182

Resumo

A transferência de conhecimento é um processo reconhecidamente complexo e problemático que envolve diversos contextos organizacionais em que as organizações devem superar barreiras culturais, relacionais, institucionais e geográficas para a obtenção de êxito. Durante um longo período não era incomum a análise da transferência a partir de variáveis únicas, todavia, nas últimas décadas o fenômeno da transferência passou a ser compreendido como multidimensional, no qual características organizacionais, relacionais ou a própria natureza do conhecimento poderiam influenciar em seu resultado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem da literatura nacional em relação aos avanços da pesquisa em transferência de conhecimento. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, foram analisados 35 artigos encontrados nas principais bases científicas nacionais. Os resultados sugerem que as dimensões do processo de transferência são estudadas de forma desbalanceada. Construtos fundamentais para a compreensão do fenômeno, como a capacidade disseminativa da fonte estão ausentes das discussões. Outros construtos, como a capacidade absortiva, têm sido analisados, por vezes, como fatores únicos para a explicação do fenômeno da transferência, implicando em importantes lacunas de pesquisa empírica. Os resultados evidenciam a necessidade de expandir a discussão sobre o processo de transferência de conhecimento no contexto nacional, abordando a sua inerente complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Moreira Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil.

Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

José Márcio de Castro, Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Mariana Botelho Silqueira, Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil

Mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Silva, J. P. M., de Castro, J. M., & Silqueira, M. B. (2022). Transferência de conhecimento: uma revisão crítica da literatura nacional. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 207–234. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/59948

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles