Meta-síntese etnográfica da concepção “Competência (s)” no campo da “Gestão”

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade Federal do Piauí
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Thaís de Sousa Costa Universidade Federal do Piauí

Resumo

Objetiva reunir quadro revisional do tema competência(s) de estudos indexados na Web of Science visando ampliar análises futuras, com particular atenção ao panorama de mudanças correntes e, em particular, intensificadas com a crise pandêmica vivenciada desde meados de 2020. Para tanto, utilizou-se da tradução interpretativa, por meio da meta-etnografia, com síntese qualitativa de 386 resumos de 2014 a 2020. O mapeamento categórico foi conduzido com auxílio do software Iramuteq e do software Atlas Ti. Evidenciou-se 6 categorias, a saber; ensino-aprendizagem, contribuições teórico-empíricas, métodos e técnicas, análise relacional, análise contextual e análise processual. Como conclusão tem-se que ser competente individualmente não demonstra mais ser eficaz, posto que é na configuração coletiva que ganha sentido de representação para um dado contexto social, cultural e histórico. Reconhece-se uma ampliação necessária à evolução teórica sobre competências, envolvendo análise sobre em que contexto comportamentos competentes são requeridos e como estes podem assumir configurações coletivas representativas. Não há que falar em competência (no singular), posto sua inexistência, ou, ineficácia, ante às soluções demandadas, mas sim, representadas coletivamente, ante um contexto que as atesta como necessárias ou as avalia como adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Brasil. Professora da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Brasil. Professora da Universidade Federal do Piauí. Brasil.

Thaís de Sousa Costa, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Pinto de Almeida Bizarria, F., Sampaio Barbosa, F. L., & de Sousa Costa, T. (2022). Meta-síntese etnográfica da concepção “Competência (s)” no campo da “Gestão” . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 135–153. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/60123

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles