Planejamento de processos de mudança nas dimensões da cultura organizacional

Autores

Resumo

As organizações têm se deparado com um ambiente em extremo desenvolvimento global, caracterizado principalmente pelas novas tecnologias, maior acesso aos bens de consumo e a maneira como a Internet e a conectividade aumentam e aceleram o número de informações disponíveis. Nesse contexto, os processos de mudança de cultura têm que ser tratados como um fator crítico de sucesso nas organizações. Para que ocorra uma mudança de cultura em uma organização, é preciso entender como este processo de mudança se dá no ambiente organizacional e, assim, efetuar as adequações necessárias na cultura organizacional. Para tanto, é preciso compreender as ‘dimensões culturais’ da organização, visando alinhar o processo de mudança cultural de modo planejado. Nessa perspectiva, objetivou-se demonstrar a importância de identificar o tipo de cultura na qual a organização está inserida, bem como as etapas necessárias para se fazer uma mudança cultural, além de direcionar a organização, de forma lógica e planejada para a implantação de mudanças que a levem a uma transformação significativa. Para tanto, a metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica em literatura de referência e específica nas áreas de cultura organizacional, processos de mudança organizacional e dimensões de cultura organizacional, baseada em artigos, teses e dissertações, além de livros de autores especializados nessa temática. O conteúdo foi pesquisado na base de periódicos da Capes, com as palavras chaves: cultura organizacional e processo de mudança organizacional. Como resultado, verifica-se que é importante identificar o tipo de cultura presente em uma organização para planejar processos de mudança na cultura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Pelogia Martins Damian, UNESP

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade de São Paulo, Brasil. 

Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. 

Marcos Leandro Oliveira, UNESP

Mestrando pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Damian, I. P. M. ., Valentim, M. L. P. ., & Oliveira, M. L. (2022). Planejamento de processos de mudança nas dimensões da cultura organizacional. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 97–116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/60251

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles