Mapeamento de pesquisas sobre riscos na Ciência da Informação (2010 – 2021)

Autores

Resumo

Este trabalho tenciona levantar o Estado da Arte da temática “gestão de riscos”. A pretensão futura é aplicar o estudo no desenvolvimento de tese voltada para as unidades informacionais arquivísticas das universidades federais brasileiras. Tem como objetivo mapear o que tem sido publicado na literatura científica brasileira, no período de 2010 a 2021 sobre riscos informacionais, com abordagem qualitativa, a fim de obter um balanço geral sobre a produção na área da Ciência da Informação. Buscou-se identificar artigos que tratem dos arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus que passem pelas situações de sinistros, preservação e segurança de informações, que tenham o foco em prolongar o ciclo de vida dos acervos. Obteve-se um total de 33 artigos científicos sobre gestão de riscos, segurança da informação e preservação e conservação de documentos, assuntos interligados que integram a Ciência da Informação como área que se preocupa com a manutenção de registros informacionais, de maneira a propiciar a difusão de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lopes Menezes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Arquivista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Terezinha Elisabeth da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.  Analista legislativo da Câmara dos Deputados, Brasil. 

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Menezes, P. L., & Silva, T. E. da. (2023). Mapeamento de pesquisas sobre riscos na Ciência da Informação (2010 – 2021). Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 133–155. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/62803

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles