Cenário da economia criativa na cidade de Pelotas/RS: uma análise sob a ótica do sistema de capitais

Autores

Resumo

As contradições e restrições estruturais, causadas pela economia tradicional, têm aberto espaço para iniciativas com práticas e mentalidades econômicas alternativas. Neste sentido, uma estratégia de desenvolvimento econômico sustentável é a economia criativa, que utiliza como fatores de produção elementos intangíveis e de valor simbólico. Como métrica da estrutura de valores de uma cidade, o sistema de capitais foi pela primeira vez utilizado no Brasil em 2013, na cidade de Bento Gonçalves/RS. Assim, por meio de uma abordagem de métodos mistos, este estudo apresenta um framework para o desenvolvimento da economia criativa de Pelotas, baseado na análise comparativa do sistema de capitais de Bento Gonçalves. Como resultados, o capital financeiro foi identificado como principal passivo da cidade de Pelotas, acompanhado dos capitais identidade e instrumental intangível. Considerando o contexto social de Pelotas, que é fortemente ancorado na tradição cultural, o empreendedorismo e o turismo foram considerados alavancas para o fortalecimento da economia criativa na cidade. Por fim, o framework proposto contribui para a pesquisa sobre desenvolvimento baseado no conhecimento e tem implicações práticas para políticas públicas, promovendo o desenvolvimento da economia criativa em Pelotas ao identificar e disponibilizar informações sobre os indicadores de sistema de capitais relacionados à economia criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Luz Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

 

Priscila Nesello, UFPel

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Ana Cristina Fachinelli, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université de Poitiers, França. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

Garcia, A. da L., Nesello, P., & Fachinelli, A. C. (2024). Cenário da economia criativa na cidade de Pelotas/RS: uma análise sob a ótica do sistema de capitais. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(2), 2–23. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63031

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles