Inovação no setor musical: uma análise da trajetória tecnológica da indústria fonográfica dos EUA no século XXI

Autores

  • Álvaro Alves de Moura Junior Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Kevin Ganda Gil Marchesi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vitória Batista Santos Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A indústria fonográfica mundial vem passando por diversas transformações ao longo de sua história, sobretudo em função das alterações no controle dos processos de sua cadeia produtiva. Neste sentido, o presente artigo procura apresentar uma visão geral do conceito de inovação, baseada na perspectiva Neoschumpeteriana, e de como essa visão pode ser utilizada para compreender o que está ocorrendo na indústria da música dos Estados Unidos no Século XXI. Cabe destacar que escolha da indústria estadunidense decorre do fato de que essa é a mais importante do mundo, tanto em termos de produção quanto de distribuição. O método consiste em uma análise exploratória baseada principalmente nos relatórios da Recording Industry Association of America (RIAA). O artigo procura explorar como os paradigmas tecnológicos se relacionaram com as mudanças no controle dos processos da cadeia produtiva do setor a partir da incorporação da internet, que tem um papel fundamental no atual contexto de produção e distribuição musical. Os resultados indicam que com a internet a música deixou de ser um produto fortemente vinculado às mídias físicas, e passou a ser um produto distribuído de maneira digital e gratuita, o que incialmente se tornou um problema para o setor, sobretudo por conta da pirataria. No entanto, as trajetórias tecnológicas identificadas ao longo da pesquisa apontam para uma nova realidade da indústria dos Estados Unidos, que baseada nos serviços de assinatura pagas (streaming), que vem alterando as receitas de vendas do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Alves de Moura Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciencias Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Kevin Ganda Gil Marchesi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharel em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil. Analista de Pesquisa e Inovação Jr. no Banco Bradesco, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

Moura Junior, Álvaro A. de ., Ganda Gil Marchesi, K., & Silva, V. B. S. (2023). Inovação no setor musical: uma análise da trajetória tecnológica da indústria fonográfica dos EUA no século XXI. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(2), 21–46. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63091

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles