Práticas da gestão do conhecimento de recursos humanos em prefeituras
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n3.66220Resumo
O conhecimento assume papel essencial na geração e agregação de valor, e gerenciar esse recurso configura-se como ação indispensável para as organizações. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento contribui para que as organizações transformem conhecimentos em maior produtividade e valor; no setor público, favorece o aumento de eficiência nos processos internos das organizações e geração de resultados de qualidade. Desse modo, o objetivo da pesquisa é diagnosticar o nível de implantação e alcance das práticas de GC relacionadas aos recursos humanos nas prefeituras pertencentes à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. O procedimento metodológico empregado seguiu as etapas que constituem uma pesquisa Survey. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Participaram da amostra gestores das Secretarias de Prefeituras Municipais. Os resultados, apurados por meio de técnicas de estatística descritiva, demonstram que nas municipalidades, tanto o nível efetivo de implantação quanto o nível de amplitude de alcance são considerados baixos para as práticas de GC relacionadas aos recursos humanos. Verificou-se haver limitações, por parte das prefeituras, para criar espaços destinados à discussão e compartilhamento de informações, ideias e experiências, bem como ausência de grupos informais e interdisciplinares de pessoas que interagem a fim de gerar aprendizado, assim como dificuldades, por parte de seus colaboradores, em compartilhar conhecimento. Esta pesquisa contribui com a verificação de implicações relacionadas à presença e/ou influência que as práticas de GC incidem sobre as organizações públicas municipais, assim como na discussão de formas e ações de gerenciamento do capital intelectual humano no contexto público.