Carreira, gênero e sexualidade: estudo bibliométrico da produção científica nos eventos da Anpad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.66324

Resumo

As temáticas de carreira, gênero e sexualidade ganharam espaço nos debates acadêmicos mundiais nas últimas décadas, passando a fazer parte das discussões de várias áreas do conhecimento, entre elas a Administração. Por serem questões interdisciplinares que se conectam nas trajetórias profissionais, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise da produção científica na área da Administração nas temáticas carreira, gênero e sexualidade, considerando os eventos promovidos pela Anpad, de 2005 a 2019. Para tanto, como metodologia, adota a bibliometria, ao utilizar de técnicas quantitativas e estatísticas para apresentar e descrever o corpus. Os resultados revelam uma tímida presença de artigos publicados nos eventos, entretanto há um crescimento no interesse acadêmico pelas temáticas nos últimos anos, especialmente entre 2018-2019. Do total de eventos realizados pela Anpad, observa-se publicações de artigos sobre as temáticas em apenas três deles, destacando-se o EnAnpad. Nos artigos, a pesquisa qualitativa é a mais utilizada, através de propostas interdisciplinares aos estudos de carreira, com diferentes perspectivas em sua abordagem. Esta pesquisa conclui que experiências objetivas e subjetivas pertinentes às relações de gênero e sexualidade nas carreiras, acompanhadas das indissociáveis influências dos demais marcadores sociais (como classe, deficiência, idade, nacionalidade, raça e etnia) precisam começar a ser visibilizadas socialmente pela academia e pelas políticas e práticas organizacionais. Dessa forma, aponta-se para a importância de estudos futuros que promovam maior articulação teórica entre carreiras e marcadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e bacharel em administração e técnico em biocombustíveis. Professor substituto da Escola de Administração da UFRGS. Pesquisador com interesse nas temáticas de gênero, diversidade e pesquisa qualitativa.

Bianca Spode Beltrame, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche no Research Center of Teaching and Learning, Inclusion, Disability, and Educational Technology (TincTec), Università degli Studi di Macerata, Itália, especialista em administração pública, bacharel em administração e direito, MBA em gestão de pessoas, mestrado em direção de recursos humanos, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales/UCES/Argentina. Servidora técnica-administrativa na Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora com interesse em diversidade, inclusão de pessoas com deficiência e capacitismo. 

Maria Beatriz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em sociologia pela Sussex University, com pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em administração e psicóloga. Professora Adjunta da Escola de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Professora visitante do Dipartimento diScienze della Formazione, dei Beni Culturalie del Turismo, Università degli Studi di Macerata, Itália. Pesquisadora do grupo de pesquisa Trabalho e Saberes na Contemporaneidade. 

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

Dalagostini Bidarte, M. V., Spode Beltrame, B. ., & Rodrigues, M. B. (2024). Carreira, gênero e sexualidade: estudo bibliométrico da produção científica nos eventos da Anpad. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(2), 91–112. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.66324

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles