Necessidades informacionais para a formação da consciência situacional em operações de defesa cibernética no Brasil

Autores

Resumo

Estabelece os elementos norteadores essenciais para identificação de necessidades informacionais para o processo de formação da consciência situacional de defesa cibernética em operações militares. A metodologia do trabalho foi baseada em uma pesquisa de características documental, bibliográfica e de observação participante, tendo como referências teóricas fundamentais o processo de gestão da informação de Choo (1998), o modelo de Ecologia da Informação de Davenport (1997), o ciclo de comando e controle OODA de Boyd (1988), os aspectos básicos de consciência situacional de Endsley (1995) e de defesa cibernética de Barford, Dacier et al. (2010). O resultado da pesquisa foi gerado a partir da correlação entre dois conjuntos de informações. O primeiro abrangeu os elementos teóricos oriundos da literatura científica e as referências advindas da literatura técnica e doutrinária pesquisada, enquanto o segundo foi composto da documentação sobre os fatos relevantes observados e das lições aprendidas nas operações militares de defesa cibernética. Como resultado, foram reconhecidos 35 elementos norteadores primordiais para identificação das necessidades informacionais. A conclusão do trabalho foi a concretização da possibilidade de se construir um conjunto de informações para subsidiar o conhecimento necessário para formação de consciência situacional de futuros comandantes de operações de defesa cibernética.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Ricardo Souza Camelo, Universidade de Brasilia

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. 

Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Camelo, J. R. S., & Alvares, L. M. A. de R. . (2023). Necessidades informacionais para a formação da consciência situacional em operações de defesa cibernética no Brasil. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 199–225. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/66456

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles