O que os profissionais LGBTQIAPN+ percebem sobre as práticas de inclusão da diversidade sexual no trabalho?

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a percepção de profissionais LGBTQIAPN+ sobre as práticas de inclusão da diversidade sexual no trabalho e o papel da gestão da diversidade. Para isto, o embasamento teórico apresenta concepções sobre diversidade sexual, gestão da diversidade e inclusão no trabalho. A partir da pesquisa qualitativa descritiva, realiza 16 entrevistas semiestruturadas com profissionais LGBTQIAPN+ que trabalham em empresas de médio e grande porte. Os dados são analisados por meio da análise de conteúdo, e se vê que a cultura organizacional é percebida como uma grande aliada à falta de práticas inclusivas mais assertivas; e o treinamento, se melhor desenvolvido pode não só alimentar o discurso inclusivo, mas ressignificar as percepções dos próprios gestores sobre o que é a diversidade sexual no trabalho; como evitar as discriminações e diminuir o preconceito. O papel do gestor é gerar mais conhecimento sobre diversidade sexual no trabalho, se mostrando mais favoráveis e se comprometendo com ações inclusivas no cotidiano, não só em datas comemorativas. Por fim, nota que ter uma área específica para gestão da diversidade é um passo importante dado pela empresa e valorizado pelos entrevistados, mas não é sinônimo de empresa inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Versiani de Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil. Professora do Centro Universitário Unihorizontes, Brasil.

Gisele Moraes Silveira Guilhermino, Centro Universitário Unihorizontes

Mestra em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Brasil. Professora da Universidade Brasil Educação S/A, Brasil.

Downloads

Publicado

27-12-2023

Como Citar

Rezende, F. V. de, & Guilhermino, G. M. S. (2023). O que os profissionais LGBTQIAPN+ percebem sobre as práticas de inclusão da diversidade sexual no trabalho?. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(3), 42–58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/67224

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles