Institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil
Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar, a partir das estruturas cognitiva e social da teoria whitleyliana, o processo de institucionalização científica da Gestão do Conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, se caracteriza como pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Adota a Análise Conteúdo para sistematizar as categorias em cognitiva e social e avaliar o atual estágio do processo institucionalização científica da Gestão do Conhecimento. Faz uso, também, como procedimento de análises, dos estudos métricos da informação a partir da bibliometria, com análise de citações. Nos resultados, identifica os trabalhos sobre gestão do conhecimento em vinte e uma edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação para conhecer a recorrência de terminologia, o núcleo de autores representativo da gestão do conhecimento e os fundamentos teóricos para a estrutura cognitiva e, na estrutura social, identifica instituições, denominações de Programas na área e suas Linhas de Pesquisa, Grupos de Pesquisa, Rede de Cooperação, Periódicos e Eventos com foco no tema. Conclui confirmando com a tese de que a Gestão do Conhecimento se encontra em processo de evolução e maturidade, com elevado nível de institucionalização na Ciência da Informação no Brasil, a partir de suas estruturas cognitiva e social.
Downloads
Referências
ALVARES, L. M. A. R. et al. Interfaces disciplinares selecionadas da gestão do conhecimento: características, contribuições e reflexões. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 132–160, 2020.
ALVARES, L.; BAPTISTA, S. G.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. Gestão do Conhecimento: categorização conceitual. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 235-252, jul./dez., 2010.
ANGELONI, M. T. Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Brasiliense, 2008.
ARAÚJO, C. A. A. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 57-79, jan./jun., 2014.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila de. Teorias e tendências contemporâneas da ciência da informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 9-34, jul./dez., 2017.
ARAÚJO, C. A. A.; VALENTIM, M. L. P. A ciência da informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación (Cuba), v. 15, n. 2, p. 232-259, 2019.
BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.
BAZI, R. E. R.; SILVEIRA, M. A. A. Constituição e institucionalização da ciência: apontamentos para uma discussão. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 129-137, maio/ago., 2007.
DALKIR, K. Knowledge Management in Theory and Practice. 2. ed. Cambridge: MIT Press, 2011.
DUARTE, E. N. Análise da produção científica em gestão do conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. 2003.Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2003.
DUARTE, E. N.; FEITOZA, R. A. de B.; LIMA, A. R. P. de. Tendências inovadoras da Gestão da Informação e do Conhecimento na produção científica da Ciência da Informação. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 166–185, 2020.
DUARTE, Emeide Nóbrega; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; MONTEIRO, Milena Ferreira; LIMA, Ana Raquel Pereira de. Conteúdos emergentes da gestão da informação e do conhecimento nos cursos de pós-graduação em ciência da informação no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 10, n. especial, p. 176–200, 2020.
FEITOZA, R. A. B. Gestão do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil: estruturas cognitiva e social no seu processo de institucionalização científica. 2022, 313f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, 2022.
FEITOZA, R. A. B.; MONTEIRO, M. F.; DUARTE, E. N. A gestão da informação e do conhecimento na pós-graduação em ciência da informação no Brasil. In: PAULA, S. L.; PRESSER, N. H. Gestão da Informação, estratégia e inovação. ENCONTRO SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO (ENEGI), 9., 2019. Recife, Anais [...]. Recife: UFPE, 2019. p. 259-271.
GU, Y. Global Management research: a bibliometric analysis. Scientometrics, Switzerland, v. 61, n. 2, p. 171-190, oct., 2004.
LEITE, E. S. Gestão do conhecimento nas empresas brasileiras: relações entre estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e impactos no desempenho do negócio. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) -- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.
MARTINS, G. K. Institucionalização cognitiva e social da organização e
representação do conhecimento na Ciência da Informação no Brasil. 2014. 182 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
MELO, H. F.; GALLOTTI, M. M. C.; CARVALHO, A. V. A rede de gestão da informação e do conhecimento enquanto rede de conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 21., 2011, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ANCIB, 2021.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as
empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PALERMITI, R.; POLITY, Y. Dynamiques de l'institutionnalisation sociale et cognitive dês sciences de l'information. In: BOURE, R. Les origenes des sciences de l 'information et de la communication: regards croisés. Paris: PUS, 2002. p. 95-123.
PINHEIRO, L. V. R. A Ciência da Informação entre sobra e luz: domínio epistemológico e campo interdisciplinar. Rio de Janeiro, UFRJ/ECO, 1997. 280f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.
PONZI, L. J. The intellectual structure and interdisciplinary breadth of knowledge management: a bibliometric study of its early stage of development. Scientometrics, Switzerland, v. 55, n. 2, p. 259-272, aug., 2002.
SILVA, J. K. B. A produção brasileira de teses e dissertações em Ciência da Informação: um panorama temático e quantitativo dos anos 2012 a 2016. João Pessoa, 2017. 66f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, 2017.