Memória organizacional para indústria de software: uma proposta de requisitos de usuários validada por especialistas

Autores

  • Danilo André Maniero Jacomel Centro de Ensino Superior de Maringá
  • Marcos Aurélio Brambilla Universidade Cesumar https://orcid.org/0000-0002-1111-9424
  • Iara Carnevale Almeida Universidade Alfa Umuarama
  • Ely Mitie Massuda

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.69347

Resumo

O conhecimento está se tornando, reconhecidamente, um ativo essencial para favorecer solidez, longevidade, competitividade e inovação para as organizações. Por isso, codificar o conhecimento e dar forma a uma memória organizacional que faça parte do dia a dia da organização, pode ajudar a evitar atrasos e desperdícios, favorecendo maior agilidade aos processos de gestão. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa buscou validar requisitos de usuários para um modelo de software de memória organizacional, apoiada no modelo de gestão do conhecimento da APO. A pesquisa tem abordagem quantitativa, natureza aplicada e objetivo descritivo. Foi utilizado o método Delphi e foram realizadas entrevistas foram realizadas com especialistas e operadores que atuam na área das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e engenheiros de software. Os resultados validaram os requisitos de usuários por especialistas em tomada de decisões na indústria de software e engenheiros de software. No entanto, há uma similaridade entre as seções que apoiam a gestão de resultados e implementação de decisões nas organizações e a que contribui para a valorização da organização, com os maiores índices de validação. Por outro lado, a seção que avalia o reconhecimento dos especialistas em relação à capacidade do modelo em gerar valor para as organizações, atingiu a menor pontuação de validação entre as seções. Conclui que as decisões dos picos hierárquicos nas organizações estão mudando e que as novas gerações de trabalhadores exigem participar dos processos decisórios, buscando maior engajamento no processo de tomada de decisão, e não apenas de sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo André Maniero Jacomel, Centro de Ensino Superior de Maringá

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, Brasil.

Marcos Aurélio Brambilla, Universidade Cesumar

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Maringá, Brasil. Professor da Universidade Cesumar, Brasil.

Iara Carnevale Almeida, Universidade Alfa Umuarama

Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade Alfa Umuarama, Brasil.

Ely Mitie Massuda

Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

Jacomel, D. A. M., Brambilla, M. A., Almeida, I. C., & Massuda, E. M. (2024). Memória organizacional para indústria de software: uma proposta de requisitos de usuários validada por especialistas. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(2), 165–180. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.69347

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles