ANARQUISMO E EDUCAÇÃO: os desafios para uma pedagogia libertária hoje
Resumo
O propósito deste artigo é problematizar os sentidos e possibilidades de uma pedagogia libertária em nossos dias. Faz um resgate dos principais princípios libertários em educação nos projetos dos séculos XIX e XX, marcados por uma defesa da autonomia (Stirner e Nietzsche) e pela construção de uma nova moralidade através de uma educação integral (Robin, Faure e Ferrer), para mostrar que o anarquismo e suas propostas pedagógicas nestes séculos estiveram marcados pelo projeto humanista moderno. Problematiza então o sentido destes projetos, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista, para afirmar, com Deleuze e Foucault, um processo educativo centrado no aprender como acontecimento singular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04.10.2012
Como Citar
Gallo, S. . (2012). ANARQUISMO E EDUCAÇÃO: os desafios para uma pedagogia libertária hoje. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 36(36). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/12869
Edição
Seção
Nº 36 - DOSSIÊ ESTUDOS ANARQUISTAS CONTEMPORÂNEOS