Programa Bolsa Família: percepção no cotidiano da escola

Autores

  • André Brandão Universidade Federal Fluminense; Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social UFF.
  • Rita de Cássia Pereira Universidade Federal Fluminense; Doutoranda em Política Social UFF.
  • Salete Da Dalt Universidade Federal Fluminense; Doutoranda em Política Social UFF.

Resumo

Este artigo empreende a análise de um conjunto amplo de dados qualitativos coletados pelo DATAUFF (Núcleo de Pesquisas Sociais Aplicadas, Informação de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense) visando perceber como vem se orquestrando o entendimento dos atores que compõem o cotidiano escolar acerca dos efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) no ensino público no Brasil contemporâneo. Verificaremos que quase totalidade dos entrevistados aponta para melhora na frequência das crianças e adolescentes, bem como para a diminuição do abandono e da evasão escolar. Palavras-chave: Programa Bolsa Família, educação, frequência escolar, percepções do cotidiano escolar Abstract This article undertakes the analysis of a wide range of qualitative data collected by DataUFF (Center for Applied Social Research, Information Public Policy Fluminense Federal University) aiming to realize as has been orchestrating the understanding of the actors that make up the everyday school about the effects of Bolsa Família Program (BFP) in public education in contemporary Brazil. Find that almost all of the respondents pointed to improved attendance of children and adolescents, as well as to decrease the dropout and truancy. Keywords: Family Grant Program, education, school attendance, perceptions of the everyday school life

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Biografia do Autor

André Brandão, Universidade Federal Fluminense; Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social UFF.

Professor da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-graduação em Política Social. Sociólogo, mestre em sociologia e Doutor em Ciências Sociais.

Rita de Cássia Pereira, Universidade Federal Fluminense; Doutoranda em Política Social UFF.

Assistente social, mestre em serviço social e Doutoranda em Politica Social

Salete Da Dalt, Universidade Federal Fluminense; Doutoranda em Política Social UFF.

socióloga, mestre e Doutoranda em Política Social.

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Publicado

05.07.2013

Como Citar

Brandão, A., Pereira, R. de C., & Da Dalt, S. (2013). Programa Bolsa Família: percepção no cotidiano da escola. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(38). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/14312

Edição

Seção

Nº 38 - DOSSIÊ 10 ANOS DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA