O conceito de anacronismo de Petrarca a Poussin

Autores

  • Peter Burke Universidade de Cambridge

Resumo

O texto analisa as imagens relacionadas ao conceito de passado existente no período da Renascença. As concepções de passado forjadas durante o período são tratadas considerando-se a questão do anacronismo e a tensão que se esboça entre dois modos de pensar: de um lado a consciência de distância entre o passado e o presente, e por outro a confiança de que era possível diminuir essa distância. Palavras-chave: passado, Renascença, anacronismo. Abstract This article focuses on the images related to the concept of past existing in Renascence. It considers the conceptions of past created in that historical period in relation with the question of anachronism. Therefore, the article points out a tension between two ways of thinking: on one hand, the conscience of a distance between the past and the present; and on the other hand, the belief in the possibility of diminishing that distance. Keywords: Past, Renascence, anachronism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter Burke, Universidade de Cambridge

Professor emérito da Universidade de Cambridge. Foi professor de História das Idéias na School of European Studies da Universidade de Essex, professor na Universidade de Sussex (1962) e da Universidade de Princeton (1967), bem como professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP) de 1994 a 1995.

Downloads

Publicado

22.12.2013

Como Citar

Burke, P. (2013). O conceito de anacronismo de Petrarca a Poussin. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(39). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/17652

Edição

Seção

Nº 39 - DOSSIÊ NOS INTERSTÍCIOS DO (IN)VISÍVEL: Homenagem a José de Souza Martins