Melancolia e paisagens da morte

Autores

  • Antonio Motta UFPE

Resumo

O gosto pela morte invadiu completamente o universo romântico, seja no pré-romantismo ou no romantismo mais tardio, transformando-se em um dos principais trunfos de sua estética, tanto nas artes plásticas, na música quanto na literatura, sobretudo. O ensaio busca refletir, através da análise de imagens, as transformações de gosto e de sensibilidade estéticas relacionadas ao culto dos túmulos e expressões de sentimento nos cemitérios. Palavras-chave: morte, estética cemiterial, sensibilidade estética. Abstract The appraisal of death seeped totally the romantic universe in different moments: in the preromantic period as well as in the late romanticism. Death was, indeed, one of the main differential marks of romantics esthetics, which can be seen in visual arts, music and also literature. Through the analysis of some images, this essay is about the changes in esthetics taste and sensibilities related to the tumbs cult, and feelings expressions in cemeteries. Keywords: death, cemeterial aesthetic, aesthetic sensibility.

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Biografia do Autor

Antonio Motta, UFPE

Professor da Universidade Federal de Pernambuco; professor colaborador do mestrado de antropologia da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. É pesquisador do CNPq, e pesquisador associado a diversos centros nacionais e internacionais.

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Publicado

22.12.2013

Como Citar

Motta, A. (2013). Melancolia e paisagens da morte. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(39). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/17654

Edição

Seção

Nº 39 - DOSSIÊ NOS INTERSTÍCIOS DO (IN)VISÍVEL: Homenagem a José de Souza Martins