Razão prática, performatividade e criatividade situada: tensão e complementaridade entre três paradigmas da ação
Resumo
Recentemente, teóricos sociais têm adotado o conceito de “prática” como forma de superar antigas dicotomias que marcaram a teorização da ação social – sobretudo as dicotomias ação/estrutura e subjetivismo/objetivismo. Tendo como foco o problema da criatividade da ação, este artigo faz uma breve análise crítica de três desses paradigmas da prática: a teoria da razão prática de Bourdieu, a teoria da performatividade de Judith Butler e a teoria da criatividade situada do pragmatismo. Este artigo defende que o pragmatismo oferece uma conceitualização do caráter situado da ação e da oscilação entre hábito e criatividade que complementam e esclarecem os principais limites dos outros dois paradigmas. Palavras-chave: razão prática, performatividade, pragmatismo, criatividade situada. Abstract Several social theorists have recently adopted the concept of “practice” in order to overcome old dichotomies that marked the theorization of social action – especially the dichotomies action/structure and subjectivism/objectivism. This article presents a critical analysis of three paradigms of practice, with a focus on the problem of the creativity of action: Bourdieu’s theory of practical reason, Butler’s theory of performance, and the pragmatist theory of situated creativity. This article argues that pragmatism offers a conceptualization of situated action and of the oscillation between habit and creativity which complements and clarifies the most serious limitations of the other two paradigms. Keywords: practical reason, performativity, pragmatism, situated creativity.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11.08.2014
Como Citar
Bortoluci, J. H. (2014). Razão prática, performatividade e criatividade situada: tensão e complementaridade entre três paradigmas da ação. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(40). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/17997
Edição
Seção
Nº 40 - DOSSIÊ TEORIA SOCIAL